As cores das flores

Eu posso com uma coisa dessa? Esse vídeo retrata uma parte muito curta de vida de uma criança cega convivendo com crianças videntes. A tarefa de casa dele é falar das cores das flores. Com essa tarefa aparentemente simples, ele vai buscar uma forma de conhecer o que são as cores e as flores. Mas ele ultrapassa a barreira da física, que limita as cores como uma frequência de raios que são refletidos, e da biologia que explica através dos fotorreceptores da retina. Ele busca as cores nas coisas em que deixamos de perceber ou esquecemos pela loucura da nossa rotina.

Além disso, esse vídeo divulga um projeto na Espanha que busca integrar crianças cegas em escolas regulares, o que é lindo! Não é fácil, mas como podemos ver também no vídeo, as crianças (colegas) podem contribuir muito na educação dessas crianças, adaptando os conteúdos e ajudando a compreensão, a socialização etc. Isso reflete na formação de crianças diferentes da criança que fui, que sabia da existência dessas pessoas e conviviam com elas em harmonia. O vídeo é riquissimo porque nos traz também exemplos de adaptações simples que podem ser feitas para melhorar a didática de aprendizagem da criança, como os livros infantis com alto relevo e o uso de uma máquina de escrever em Braille, além do sistema que possibilita cegos usarem os computadores/internet.

Eu achei que valia a pena divulgar esse vídeo. Queria agradecer a Rafa, minha amiga, que lembrou de mim quando assistiu e compartilhou ele para mim.

Camila


Uma resposta para “As cores das flores

  • Marília Aragão

    Liindo! Adorei a cor passarinho!
    Não conheço o projeto, mas achei super legal a iniciativa do colega e professora.
    Muito bom, Camilinha!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: