Paraolimpíadas Escolares 2011

Já estão sabendo das Paraolimpíadas escolares 2011? Pois muito bem, este evento vai acontecer nos dias 26 à 31 de agosto deste ano maravilhoso na cidade de São Paulo. E porque raios eu estou falando isso aqui? Porque orgulhosamente irei prestigiar a nossa atleta Ana Raquel, ao qual eu já mostrei aqui o seu talento com a sua participação no Circuito Caixa Paraolímpico, o qual ela foi premiada com 4 medalhas. Pois muito bem.

As paraolimpíadas escolares ela tem por finalidade a estimulação da participação de estudantes que tem alguma deficiência em atividades esportivas em tooodas as escolas do nosso território brasileirissimo. Obviamente a preparação de novos atletas para competir futuramente em olimpíadas e também ter a oportunidade de enxergar os talentos precocemente! Isso faz uma diferença enorme, vide EUA, Russia e China não é mesmo?

Além disso tudo, apesar da pouca visibilidade que se dá aos jogos paraolímpicos no geral, o evento também almeja cada vez mais, difundir e reforçar a construção de valores da cidadania e os ideais do movimento paraolímpico, que como o próprio Regulamento diz “estes direcionados para a construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de descriminação, entendimento da diversidade humana e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura de paz e fair-play (jogo justo)”.

Através de atividades não somente esportivas, mas também culturais, atividades recreativas como pintura, escultura (mesmo que com massinha de modelar) e outras milhões de possibilidades, é possível construir valores, conceitos e socialização de grupos diversos e diferentes um do outro. Eu sempre dei muito valor a atividades (no geral, como já disse) de grupo. Sempre acho que o resultado é beeem melhor quando há mais mãos e cabeças trabalhando juntas, seja pelas idéias diferentes ou pela visão e vivência que cada um, certamente teve diferente nas suas vidas. Eu sou muito mais a favor de competições mistas. Acho que uma olimpíada e uma paraolimpíada não ajuda muita coisa na “inclusão”, porque acontecem separadas.

Obviamente eu sou a favor da paraolimpíada, não a toa estou eu aqui divulgando-a, e muito menos espero que compitam entre si pessoas com e sem deficiência, só que acho que acontecem em ambientes diferentes e em tempos diferentes. O ideal dos ideais era ser apenas uma competição, onde as crianças que participam as para/olimpíadas pudessem olhar umas para as outras e pudessem admirar o trabalho, garra e sucesso que todos estão alí para batalhar! Mas enquanto não chegamos nesse ideal, temos as nossas paraolimpíadas escolares, onde novos talentos de todo o Brasil se mobilizam para Sampa, onde darão tudo para serem os melhores e quem sabe não disputar as paraolimpíadas de 2014 no Rio, hein!

Maravilha!

As Paraolimpíadas Escolares é uma realização do Ministério do Esporte, juntamente com o Comitê Paraolímpico Brasileiro, contando com o apoio do Governo de São Paulo.

As pessoas que participarão são: Alunos(as) com deficiência física, visual e intelectual com idade mínima de 12 anos e máxima de 21, regularmente matriculados e frequentando escolas do ensino Fundamental, Médio ou Especial da rede pública ou particular com o reconhecimento do Ministério da Educação.

* de 12 à 19 anos –  Atletismo, natação, tênis de mesa, judô, tênis em cadeira de rodas.

* de 12 à 21 – Bocha

* de 14 à 19 – Futebol de 5 e goalball

* de 14 à 21 – voleibol sentado

* de 15 à 21 – Futebol de 7

Essas são as modalidades que estarão disputando os atletas! Ana Raquel e a Selene estarão lá marcando presença na delegação cearense que há dois anos não havia ido representantes do nosso estado para lá.

Maiores informações, corações aqui ou no site do CPB! Estaremos na torcida! Quem sabe um dia essa etapa nacional não acontece aqui na terrinha e a gente pode ir conferir esse evento de pertinho..? quem sabe!

Camila


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: