Blog acessível / Acessibilidade Web

Novidades!

Ontem eu me encontrei com minha amiga Marília do SESC. Ela já havia comentado outra vez que o namorado dela, Marcos, trabalha com informática e quando ela leu o post que eu falava que o meu próprio blog não era acessível, ela disse que ele podia ajudar.

Na hora do almoço conversamos sobre como isso pode acontecer e logo logo me parece que teremos tudo adaptado, não somente para cegos ou daltônicos! Como também para pessoas que tem comprometimento nos movimentos finos, que têm dificuldade por exemplo, de manusear um mouse.

Eu achei ótimo quando ele me informou de um cara conhecido por MAQ, que tem um site acessível e que trata de coisas muito legais, que vale a pena dar uma conferida.

O meu ainda é um fetinho comparado com o dele. Já tem temas sobre sexualidade, relacionamento entre pessoas com deficiência, direitos e muito mais coisas. É um site extremamente simples, mas como o Marcos mesmo falou, para ser bem didático é importante essa limpeza. Ele me atentou que os programas que fazem leitura para pessoas com deficiência visual saem lendo tudo que tem escrito num texto, inclusive as fotos, quando há alguma descrição, e um erro muito comum que pode acontecer (e aqui acontece) é colocar fotos no meio do texto. Para quem está usando um programa desses, o raciocínio acaba interrompido, porque o programa lê o texto extremamente rápido e quando passa pelas fotos no meio do texto, ele lê também a foto tipo assim:

“…as calçadas estão extremamente irregulares (foto da calçada NM00032.jpg), impossibilitando pessoas com deficiência usuárias de cadeira de rodas (foto usuárioCR NM00033.jpg)   a se utilizarem, sendo obrigados a trafegar pela rua correndo risco de serem atropelados ou com as ruas alagadas (foto rua NM00034.jpg) pelo período de chuva…”

É exatamente dessa forma que o programa vai ler para quem está utilizando ele. Além disso tudo, as fotos têm que ser postadas em formatos diferentes daqueles que já conhecemos jpg, pois quando o texto é ampliado, as fotos deste formato também são, podendo cobrir o texto, atrapalhando ainda mais a acessibilidade. Então são alguns detalhes que ficamos de discutir para torná-lo acessível. Os vídeos que forem postados também terão de ser legendados… É bem trabalhoso, mas como eu só posto uma vez por semana, nada mais justo perder um pouquinho mais de tempo para isso.

Chega de somente videntes lerem meu blog!

Aqui está os dois sites do MAQ que eu falei no post:

Bengala Legal

Acessibilidade Legal

Camila


3 respostas para “Blog acessível / Acessibilidade Web

  • maquiagembr

    que interesaaaaante, mila. pra tu ver, eu nem tinha me tocado disso, que o teu próprio blog ainda não era acessível. mas é natural, já que ele ainda tá no começo e isso dá trabalho, mas é lindo ver que tu já tá querendo correr atrás disso! ;D concordo que vale muuuito a pena o esforço!

    adoro tua empolgação com o blog, sabia que tu ia gostar! tem coisa mais legal que um espacinho SEU pra VOCÊ falar o que quiser sobre aquilo que você gosta?! hehe. beijo!

  • Luiza Bezerra

    Sensacional! Mesmo sem duvidar das inúmeras capacidades que a tecnologia possui para facilitar nossas vidas, ainda me impressiono bastante.
    Li uma frase hoje que esse post me fez lembrá-la, é assim: “o interessado corre atrás”
    Parabéns camila, a meu ver esse é um feto com um futuro promissor!

  • maquiagembr

    mila, tava vendo umas reportagens sobre umas estratégias ótimas de marketing e encontrei esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=C50FAN9bYqU&feature=player_embedded

    adorei! hehe. e só lembrei de ti e do brógui! muah!

Deixe uma resposta

