faz toda diferença

Uma infeliz vez ou outra da nossa vida, a gente tem que se submeter a alguma intervenção cirúrgica, né? Pois hoje eu estava na aula com a Helô, dando exercícios na piscina para uma senhora idosa, de setenta e pouquinhos anos que fez a um ano e meio uma cirurgia  no joelho. Ela colocou uma prótese novinha em folha no joelho.

knee replacement

Vocês tem noção do que é isso para uma pessoa com setenta anos? Ela retirou o joelho antigo/orgânico dela, e colocou um novo, um pedaço de metal no lugar do joelho.

Isso é muita agressividade para qualquer um, quanto mais para uma senhora. Ficou como mínima sequela, o hálux da perna operadaem extensão. Isso quer dizer que o dedão do pé dela ficou caidinho, como se não tivesse força para levantar como quando alguém faz cócegas no nosso pé.

O joelho é a articulação mais perfeita do nosso corpo. Ela é a mais estável, a mais bem feita, a que Deus mais caprichou em fazer para nos manter andando até o nosso último dia de vida.

Há excessões de má formações genéticas que acabam afetando todas as articulações ou quando são apenas nos joelhos, que são os chamados genu valgum  e genu varum. Nem sempre pessoas com essas características precisam de intervenção cirúrgica, mas inevitavelmente elas sentirão dores mais cedo ou mais tarde pelo desgaste da articulação.

ligamentos joelho

Entretanto, quando não são casos que entram nesse grupo, o joelho é para ser perfeito. Sabe o que acontece quando há dores? Na grande maioria das vezes é por falta de força dos músculos que são responsáveis por também estabilizar os joelhos, contribuindo/atrapalhando as estruturas a se desgastarem por forças aplicadas em regiões específicas e não transferidas adequadamente, como deveria ser.

A nossa aluna teve um excelente recuperação, consegue fazer quase tudo que ela conseguia fazer antes, e isso é muita coisa! Mas sabe o que provavelmente fez uma diferença significativa? Ela tinha de bagagem DEZ anos de prática de hidroginástica religiosamente durante todo esse tempo. Eu não posso garantir nunca que a nossa aluna teve a recuperação ótima devido a prática da hidroginástica, mas posso afirmar que contribuiu muito nesse processo de recuperação. Lembram da fisioterapia? A fisiotetapia são exercícios! A sorte de ter tido acompanhamento maravilhoso ajuda para o andamento de cicatrização, resposta aos medicamentos etc. A verdade é que a gente já está careca de saber que praticar algum exercício faz  bem para a nossa saúde e deixa qualquer um mais leve (literalmente).

Não entrarei no caso de jogadores de futebol que arrebentam os joelhos ou de corredores fundistas ou saltadores em distancia do atletismo, nada disso, pois já entra as questões da característica do esporte de alto rendimento que envolve dinheiro, patrocinadores, competição etc. Mas a prática de exercícios físico são várias vezes descartadas  por profissionais que acreditam que vai ser prejudicial para algumas patologias.

asma e exercícioQuem já trabalhou em academia sabe o quanto de gente quem chega dizendo que tem condromalácia patelar, que é um desvio da patela, e que não pode fazer alguns exercícios por causa disso, que foi proibida por num sei quem, ou um caso clássico encontrado em educação física escolar, que é o famoso atestado médico impedindo de fazer a aula porque o aluno tem asma.

Na verdade, vários casos desses podem ser resolvidos exatamente com a prática de exercício físico. A asma em casos muito horripilantes é para ser descartada, mas na grande maioria dá para usar a prática como um tratamento de controle da asma. Em TODOS os casos, sem exceção, o que deve ter cuidado é com o profissional que está trabalhando com pacientes assim. A qualidade do serviço oferecido diminui muito os riscos de efeitos adversos. A escolha de um bom profissional não está somente quando visa a prática de exercícios, mas quando vamos colocar nosso carro no conserto, quando queremos construir uma casa, quando queremos uma costureira… Tudo isso são cuidados que temos, e que não podemos que deixar de ter essa atenção quando tratamos da nossa própria saúde.

Temos que deixar a preguiça de lado, dar uma pausa no nosso dia para tratar de assuntos que interessam a nós, porque podemos está bem hoje, mas nunca se sabe daqui a um tempo. A atividade ajuda para uma velhice com autonomia, saudável. Lembra daquele ditado “tudo demais é veneno”? É exatamente assim que devemos levar a nossa vida. Ninguém tem que se matar de fazer nada, nem trabalho, nem exercício, nem TV, nem sono, nem preguiça, nem nada. Mas tentar encontrar um equilíbrio dentro dessa loucura que é a nossa vida.

Falando parece simples, mas tem que tentar para conseguir.

Eu acho o máximo esses comerciais da olimpikus. O nome dessa campanha que eles fizeram chama “inspire-se” e eu acho que eles conseguiram um resultado ótimo. Confiram, vale muito a pena.

Pausa    Endorfina   Coração   Inspire-se

Camila


Uma resposta para “faz toda diferença

  • Luiza Bezerra

    Adorei ler um tanto sobre os nossos joelhos, sou eternamente fã deles e concordo plenamente quando afirma que eles são extremamente importantes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: